Ondjiva – O Gabinete provincial da Cultura do Cunene prevê realizar, entre Maio e Junho deste ano, a primeira edição do concurso de Dança Tradicional, com o objectivo de reactivar a arte na região.
O evento deverá contar com 12 grupos divididos nas categorias de adulto e infantil, com os primeiros de cada classe a serem premiados.
Em declarações neste sábado à Angop, o director do gabinete da Cultura do Cunene, Marcelino dos Santos, explicou que o principal objectivo é a reactivação dos grupos de dança tradicional, para o resgate e preservação dos valores culturais da região.
Disse que será desenvolvido um trabalho de sensibilização com os promotores de dança nas aldeias e criar incentivos para a reactivação e surgimento de novos grupos.
Disse que antes dos grupos mostrarem o seu talento na dança e música a nível provincial, vão decorrer concursos a nível municipal.
Em 2019, Cunene participou com os grupos Elalakano do município de Namacunde e Ombebwa de Ombadja, no Festival regional da dança tradicional que decorreu no Namibe, uma iniciativa do Ministério da Cultura.