Luena - O director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Octávio Vaz, anunciou, esta terça-feira, no Luena, que a próxima edição do carnaval contará com a participação de grupos de outros municípios.
Ao falar à imprensa, no final do desfile provincial do carnaval na classe de adultos, o responsável disse que a intenção é tornar o evento mais provincial, além de ser uma forma de conhecer e dinamizar outras culturas e povos da região.
Prometeu interagir com as administrações municipais para realizarem cedo o seu carnaval municipal, afim de terem o seu representante ao evento provincial.
Mas, para isso, disse, irá apelar que os grupos carnavalescos abrem as oficinas quatro ou três meses antes do mês do desfile (Fevereiro/Março), para aprimorarem a dança, música e outros pormenores técnicos.
Ao considerar de positivo e evoluído a presente edição, pediu mais envolvimento dos empresários nas próximas festas, apoiando os grupos para que tenha mais fulgor.
O director da Cultura espera que os grupos se empenham na inovação apostando em música e dança que refletem a vasta cultura local, com vista a atrair mais as pessoas a assistirem o entrudo, tal como se viu nesta edição, dois anos depois da interdição do carnaval face a pandemia da Covid-19.
Por seu turno, o vice-governador do Moxico para a área de Técnica e Infraestrutura, Wilson Augusto, mostrou-se satisfeito pelo nível de organização do evento, participação dos grupos e afluência das pessoas.
Disse que o governo provincial estará sempre aberto para apoiar eventos desta magnitude, pois dão ênfase a identidade cultural.
O grupo carnavalesco DBNC venceu o carnaval na classe adulto, enquanto o Baffus Produções foi o dentetor na de infantil.
O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do povo angolano mais importantes e abrangente que se realiza uma vez por ano, cuja aspiração assenta nos ideais da identidade da cultura nacional. LTY/YD