Uíge - O Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Uíge vai criar um portal para a divulgação dos monumentos e sítios históricos da região, anunciou, na quarta-feira, o director Manuel João.
Actualmente, o gabinete provincial controla 17 monumentos e sítios históricos classificados e 50 inventariados e por classificar.
O responsável, que falava durante uma visita de membros do secretariado provincial da JMPLA, afirmou que a intenção é divulgar, igualmente, matérias ligadas ao património histórico e cultural, turístico, assim como à juventude e ao desporto, entre outras.
Entre os vários desafios, o também músico perspectiva, para este ano, a dinamização e valorização das artes, das línguas nacionais e oficiais, das danças, assim como a reabilitação e criação de espaços de lazer, de gastronomia, a construção de residências dirigidas à juventude, entre outros projectos.
Entre os monumentos e sítios da província do Uíge consta o Mbemba Ngango, o Museu do Congo, a Casa da Cultura, as Grutas do Nzenzo, a Missão Evangélica de Kikaia e os Monumentos da Batalha de Ambuila.