Ondjiva - Dezoito promotores de eventos na província do Cunene legalizaram as suas festas de réveillon para marcar a transição de 2024 para 2025, informou esta quinta-feira o director local do Gabinete da Cultura, Nelson Ndemulikuata.
Em declarações à ANGOP, o responsável afirmou que o processo de licenciamento dos eventos decorreu junto das direcções municipais da Cultura, no período de 1 a 18 de Dezembro, do presente ano.
Fez saber que a maior parte das festas acompanhadas com música durante a noite do dia 31 para 1 de Janeiro estão localizadas na cidade de Ondjiva, a capital provincial, seguida dos municípios de Ombadja e Namacunde.
Anunciou para a próxima semana a realização de visitas de inspecção conjuntas com a Polícia Nacional aos espaços dos eventos, para aferir das condições de higiene e segurança para os convidados.
Nelson Ndemulikuata explicou que efectivos da Polícia Nacional, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e do INEMA estão mobilizados para o asseguramento dos locais licenciados.
Incentivou o cumprimento da lei por parte dos promotores dos eventos, dada a necessidade que se impõe para uma passagem de ano tranquila.
Por outro, disse que estão também a trabalhar com as igrejas para reforçar as acções de moralização das famílias para um convívio pacífico durante os festejos do Natal e do Ano Novo.
O réveillon é uma festa que celebra a passagem do ano, do dia 31 de Dezembro para o dia 1º de Janeiro.
A palavra vem do francês e significa "despertar" ou "acordar", em referência à nova etapa de vida que se inicia. PEM/LHE/IZ