Luanda – O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, defendeu a necessidade de tornar a cultura e o turismo em formas de diversificar a economia angolana.
Falando hoje à imprensa, no desfile infantil da 46ª edição do carnaval de Luanda, o governante referiu que o entrudo constitui também uma arrecadação de receitas, devido aos turistas que acompanham o evento.
Sobre o desfile, disse que o carnaval vai ganhando cada vez mais identidade e afirmação, servindo como uma atracção turística.
“Penso que, apartir de amanhã, teremos os turistas a acompanharem o desfile do carnaval”, realçou o ministro.
A Nova Marginal de Luanda acolhe a edição do carnaval, de 10 a 13 do corrente mês, sendo o último dia dedicado aos desfiles municipais.
Sobre a exibição, o ministro afirmou que, este ano, os grupos apresentam-se bem melhor que o ano passado (2023), referindo que “há muita alegria, ritmo e folia”.
Filipe Zau destacou as mensagens dos grupos infantis que incidem, sobretudo, no respeito pelos direitos das crianças.
“Penso que o grupo infantil transmitiu uma mensagem muito forte para os adultos”, enfatizou.
A 46ª edição do carnaval de Luanda conta com 13 grupos na classe A, igual número na B e 17 na classe infantil.
O primeiro classificado da classe A vai receber a quantia de 15 milhões de Kwanzas, como prémio, contrariamente aos cinco milhões da edição 2023.
O segundo classificado vai receber 10 milhões de Kwanzas e o terceiro cinco milhões. Na classe B, o primeiro classificado vai receber cinco milhões, o segundo três milhões e o terceiro classificado a quantia de dois milhões de kwanzas.
Para a classe Infantil, a organização vai atribuir aos vencedores a quantia de oito milhões, seis milhões e quatro milhões, respectivamente.
Neste ano, serão apenas distinguidos três classificados por classes, contrariamente aos cinco classificados em 2023.
O corpo de jurado, composto por 21 elementos, vai avaliar sete categorias como alegoria, canção, dança, painel, falange de apoio, a corte e o comandante.
Em 2023, o grupo União Recreativo do Kilamba venceu na classe A, a União Operário Kabokomeu na classe B e os Cassules Viveiros do Njinga Mbande na classe Infantil. OHA