Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Defendida preservação das danças tradicionais no Cuanza Norte

     Cultura              
  • Cuanza Norte • Quinta, 29 Abril de 2021 | 12h46
Dança Tradicional de Cabinda
Dança Tradicional de Cabinda
F. Miúdo

Ndalatando – O Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos preconiza a necessidade da preservação das danças tradicionais, por constituírem património cultural e histórico do país.

O responsável do Departamento de Cultura do referido Gabinete, Rosa Carlos, disse à ANGOP, a propósito do 29 de Abril, Dia Internacional da Dança, estar preocupado pelo facto dos cidadãos, particularmente os jovens, desvalorizarem as danças folclóricas e bailados tradicionais, dando primazia às danças estrangeiras.

Sublinhou que a província é rica em ritmos e danças tradicionais, destacando-se os estilos “Dilongho”, “Kabokele”,  “Ndondela”,  “Dingwela”, “Disanda”, “Cidralia”, “Manhara” e “Cazucuta”, entre outros.

Para si, são necessários mais investimentos na valorização das danças tradicionais, por representarem a cultura e a identidade do país.

De acordo com dados estatísticos, estão inscritos na província 82 grupos, entre tradicionais e de dança moderna, além de outros conjuntos anónimos.

Rosa Carlos considera urgente resgatar as danças tradicionais, para não se correr o risco de desaparecerem e, consequentemente, perder-se parte da identidade cultural nacional.

Sobre o actual estado da dança na província do Cuanza Norte, Rosa Carlos deplorou a fraca atenção que é dada a esta modalidade cultural, na região, lamentando que a maior parte dos grupos de dança locais continuam a ter dificuldades, sobretudo falta de espaço para ensaios e apresentações e formação.

Para se inverter o actual quadro, o responsável disse que o sector da cultura encontra-se empenhado na promoção de acções de formação, de modo a estarem actualizados sobre as técnicas modernas da dança.

A instituição leva a cabo um programa de cadastramento dos grupos de danças tradicionais, além dos grupos que praticam danças modernas e recreativas, para melhor divulgação, a nível local e nacional.

Para dar maior divulgação as danças tradicionais da região, o sector da Cultura no Cuanza Norte pretende examinar o historial dos grupos locais.

Sublinhou que a data deve servir para chamar a atenção da sociedade para a importância da dança e incentivar a criação de melhores políticas públicas voltadas para esta arte.

O Dia Internacional da Dança foi instituído a 29 de Abril de 1982, pelo Comité Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objectivo de celebrar a arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Morreu a mais velha sobrevivente do Holocausto

 Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 09h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+