Talatona - Crianças da comunidade Angolana residente no Texas, EUA, foram agraciadas , com a primeira obra Literária infanto-juvenil da Escritora Engrácia Matias. Soube hoje, terça-feira, ANGOP.
O evento, ocorrido neste sábado( 21), teve lugar na cidade de Katy, na zona metropolitana oeste de Houston, Texas.
Ao apresentar a obra, a Escritora e também Jornalista recordou que esta acção filantrópica visa cultivar o amor à Pátria na criança Angolana residente na diáspora.
Em Declarações á ANGOP, salientou sobre a necessidade das instituições de boa fé apoiarem os Escritores que se dedicam a Literatura Infantil para o bem do desenvolvimento da criança Angolana.
A primeira sessão de apresentação do livro em Houston, disse, ocorreu no dia 14 de Janeiro na Biblioteca Panafricana (SAiD).
O livro, com 25 páginas, intitulado "A zebrinha que perdeu as listras" retrata o desespero de uma zebrinha que supostamente teria perdido as listras na sua pele durante brincadeiras com elefantes num lamaçal.
Entretanto, a história ganha um final feliz depois que a zebrinha, obedecendo ao conselho de sua mãe, vai lavar-se ao riacho e tem as listras reveladas.
A história enfatiza ainda o papel preponderante de uma mãe na educação dos filhos.
Engrácia Matias deu a conhecer que a actividade surge no âmbito de um projecto virado para o incentivo à leitura e ao amor à Pátria levado a cabo pela recém- criada Associação de Jornalistas para a Produção de Literatura Infantil (AJPLI).
A obra Literária ilustrada por Altino Chindele, é uma edição da Editora Angolana Ésobrenós. Apoiaram a organizado das duas sessões o Consulado Geral de Angola em Houston, a Sonangol-USA, a Associação de Angolanos no Texas, (N'JANGO) a Biblioteca Panafricana (SAiD) e o restaurante de pratos típicos Angolanos em Houston, Luanda Lounge.
Esta primeira edição do livro infanto-juvenil com uma tiragem de 1000 exemplares e foi financiada Pela Fundação Brilhante da ENDIAMA e Pela Empresa VMD - Participações e Investimentos.
A Associação de Jornalistas produtores de literatura infantil tem como objectivo produzir e distribuir livros gratuitamente à crianças Angolanas dentro e fora do país ajudando-as não somente a desenvolver o hábito de leitura mas também o amor à Pátria.
Liderada pela jornalista Maria de Lourdes da Televisão Publica de Angola (TPA), a associação criada em finais de 2022 visa juntar profissionais identificados com a defesa do direito da criança crescer bem instruída.