Malanje - Uma obra literária intitulada “Correspondências e Versos de Amor”, a segunda de autoria do escritor Kibuku Kiajinje, será lançada a 10 de Fevereiro próximo, na cidade de Malanje, pela Editora Musseleji.
Do género poesia, o livro comporta 70 páginas e está escrito em forma de cartas, nas quais o autor exalta o amor ao próximo e traz à reflexão a necessidade do resgate da união entre as pessoas e a salvaguarda da identidade angolana.
Nesta obra, Kibuku Kiajinje homenageia ainda as mulheres angolanas, pela bravura e luta que empreendem diariamente em prol da edificação dos lares, com destaque para as zungueiras e icónicas heroínas africanas como a Njinga a Mbande, Kimpa Vita, Nhakatolo e outras, que são inspiração de muitas gerações.
Em entrevista à ANGOP, o autor assinalou que o manual “convida a viajar nas asas do amor escrito e sentido, de mil anseios e saudades”, impondo ao leitor à uma análise sobre a contínua luta por lideranças fortes e que estimulem o amor entre as pessoas, enquanto um dos factores basilares para o alcance do desenvolvimento.
O livro, que foi prefaciado pelo escritor Gino Sacramento, tem uma tiragem inicial de mil exemplares e será comercializada a 4 mil kwanzas.
Kibuku Kianjinje é o pseudónimo literário de António Agostinho José Sebastião, natural de Malanje, licenciado em Gestão de Hotelaria e Turismo pela Escola Superior Politécnica de Malanje e mestrando em Gestão de Projectos Culturais pela Universidade Europeia del Atlântico.
Para além de se dedicar à literatura, Kibuku Kiajinje é igualmente activista cívico e investigador cultural, professor, coordenador do projecto Pro-Artes e Ritmo, bem como membro do secretariado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola e da União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores.
É ainda membro da Academia Brasileira de Letras e fundador da Livraria e Editora Musseleji.
A sua primeira obra “Interior da Luz” foi publicada em 2018 e tem participações em várias colectâneas publicadas em Angola, Brasil e Portugal.