Luanda - Dois concertos musicais denominados “Entre Rosas” e “Njango da Ópera” marcam, nos dias 3 e 4 de Abril, no Palácio de Ferro, o 21º aniversário da paz e enaltecem a luta das mulheres pela emacipação.
Os eventos são uma organização do Atelier D’Artes Luncengomo e da Companhia Nacional de Ópera de Angola, em parceria com a “AJA LUZ”, Palácio de Ferro e a "NM Entretenimento”.
Entre Rosas” é protagonizado pelas Sopranos Melvi Lumbungululu, Tina Bunga e Nelvina Afonso.
Em declarações nesta sexta-feira à ANGOP, o director da Companhia Nacional de Ópera de Angola, Emanuel Mendes, disse que “Entre Rosas” é um conceito de produção e realização artístico-Musical, que visa a emancipação da Mulher-Artista, em contexto global, representando o género feminino em todos os níveis e estratos social.
O foco conceitual do evento, frisou, é de enlaçar a figura da mulher à promoção da paz, do amor, do equilíbrio, da concórdia e da harmonia no mundo.
De acordo com o responsável, o espectáculo congrega em si várias disciplinas artísticas, tendo como ápice e epicentro um concerto musical para homenagear e destacar os feitos da mulher, no mês da paz.
Já o Njango Ópera - um Canto aos Heróis, protagonizado pela Companhia Nacional de Ópera de Angola, disse, é um misso de gênero dramámatico-musical angolano, onde se insidem os principais elementos da cultura Bantu, expostos pelas histórias, estórias, provérbios, advinhas, danças e músicas.
Informou que a trama operística acontece num NJANGO (santuário, da ancestralidade), onde os mais velhos resolvem todos os problemas da comunidade e ao mesmo tempo acontecem nele a passagem de legado, a instrução cultural e ideológica dos membros de uma comunidade Bantu, desde a ancestralidade até as gerações presentes.
É neste “NJANGO, um Canto aos Heróis” onde os provérbios, as histórias, as advinhas e a filosofia ancestral angolana ganham vida ao serem tocadas, cantadas e representadas de forma dramáticas, como um prospectos para conservação e promulgação da cultura, homenageando os Heróis-musicais (músicos das décadas de 40 a 90). ART