Huambo – Um total de 165 cidadãos, na sua maioria jovens aspirantes ao teatro, das províncias do Cuanza Sul e Huambo, participam desde hoje, quinta-feira, numa acção formativa sobre as técnicas de representação das artes cénicas.
A acção formativa, com duração de três meses, decorre de forma gratuita, iniciativa do Colectivo de Artes Vozes D ́ África, no âmbito das comemorações do 25º aniversário desta colectividade.
Na ocasião, o director executivo do Colectivo de Artes Voz D ́ África, Pedro Nhanga, referiu que a formação, que se realiza, dez anos depois, visa contribuir na melhoria da qualidade do teatro nas duas províncias, com vista a promover o seu desenvolvimento.
Para o efeito, disse que os participantes estão a ser capacitados sobre noções básicas de teatro, importância, produção e marketing, técnicas de representação, expressão corporal, análise de técnicos dramáticos, trabalho de pesquisa e investigação na preparação de uma peça, para além de conhecimentos sobre guiões de luz e som.
Com a formação destes futuros actores, explicou, pretende-se contribuir na criação de 25 grupos teatrais nas províncias do Cuanza Sul e do Huambo, para que possam dinamizar as áreas cénicas nestas regiões.
Adiantou que o encerramento da acção formativa será marcado com a realização, em Setembro do corrente ano, da IX edição do festival de teatro Vozes D ́África, nove anos depois da última, decorrida em 2014.
Por sua vez, o director em exercício do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Huambo, Ansilson Ernesto, valorizou a iniciativa, ao salientar que vai contribuir na dinamização do teatro na província, tendo em conta a sua importância na moralização da sociedade.
Furando 10 de Março de 1998, o Colectivo de Artes Vozes D ́África, com várias participações nacionais e internacionais, detém, entre outros feitos, o título de vencedor do Prémio Nacional de Cultural e Artes em 2012, para além do segundo lugar da terceira edição do festival nacional de teatro, realizado em 2001, em Cabinda, e do prémio de teatro cidade do Huambo, assim como homenagens e reconhecimentos. VKY/ALH