Ondjiva - A classificação de sete sítios de interesse histórico nacional, localizados na província do Cunene, constitui marco que perpetua a história das batalhas de resistência à ocupação sul-africana.
Trata-se do Bunker do Naipalala II, o antigo Quartel das Tropas Guarda Fronteira de Angola (TGFA) na Môngua, Memorial de Solidariedade Angola-Cuba, o Aeródromo do Xangongo, as antigas Pontes do Rio Cunene no Xangongo, antigo Comando da II Brigada de Infantaria e o Monumento Carta do Presidente Fidel de Castro aos Defensores da Cahama.
Classificados através do decreto executivo 144/21 de 9 de Junho, sobre monumentos e lugares de memória na província do Cunene, os mesmos vem valorização do património histórico-cultural da região, que foi palco de várias batalhas da ocupação sul-africana no país.
Em declaração à Angop, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Marcelino dos Santos, considerou um marco memorável para a região, pois, este ano ganhou oito monumentos classificados património histórico nacional, depois dos escombros do antigo comissariado.
“É um grande ganho para a província, no sentido em que a última vez que foi classificado um património histórico e cultural da província foi em 1994”, enfatizou.
De acordo com o responsável, a preservação e valorização destes sítios é uma forma de perpetuar a história dos milhares de angolanos que derramaram o seu sangue em prol da defesa da pátria, fruto da invasão do território nacional pelas tropas da África do Sul.
Marcelino dos Santos disse que o gabinete se predispõe em continuar a trabalhar para o processo de preservação e, consequentemente, a sua requalificação, visando a preservação da memória colectiva dos povos desta região.
Para efeito, salientou que foram criados comités municipais de protecção de património, que estão a trabalhar na inventariação do estado actual dos monumentos, sítios e locais de atracção turística.
Com a classificação destes oitos monumentos e sítios, a região dispõe de 16, enquanto outros 39 estão por classificar.