Luanda - O Carnaval de Luanda terá, nesta edição, como novidade a homenagem ao primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, no âmbito das comemorações do seu centenário, de acordo com o director Provincial da Cultura, Manuel Gonçalves.
Manuel Gonçalves, que falava durante um Encontro de Reflexão do Carnaval de Luanda, deu a conhecer que a homenagem a Agostinho Neto será feita com dança típica do primeiro grupo que venceu o Entrudo, em 1978, o União Operário Kabocomeu, com a sua kazucuta.
Segundo o director da cultura, para não deixar passar em branco a data, a organização decidiu homenagear Agostinho Neto, que chega ao centenário a 17 de Setembro deste ano e por ser o primeiro chefe de Estado a presenciar uma edição do carnaval.
O responsável disse que está previsto, também, uma Feira do Carnaval, com a exposição dos trajes e objectos dos grupos, na Praça da Independência, para permitir que os visitantes conheçam um pouco mais sobre a história da maior festa popular de Angola.
Durante o desfile serão também homenageados os grupos, homens e personalidades do Carnaval, aqueles que estão ligados a percussão, composição e interpretação, referiu Manuel Gonçalves.
Devido a Covid-19, este ano o Carnaval não vai a Marginal de Luanda, mas o desfile será exibido novamente na TPA 1, no dia um de Março, com 13 grupos da Classe A , com até 70 elementos cada. Cada grupo terá 10 minutos de exibição, mas sem classificação.