Luanda - Um festival de curta-metragem denominado “Cinema nas Escolas” foi lançado, esta segunda-feira, em Luanda, para incentivar a criatividade e a prática cinematográfica entre os estudantes do Complexo das Escolas de Arte (CEARTE).
A plataforma, de iniciativa do CEARTE, visa promover a produção cinematográfica estudantil, fortalecer a formação prática em direcção, roteiro, fotografia, iluminação, edição e produção, com vista a estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
De acordo com a coordenadora da área de Formação de Cinema do complexo, Wandi Tavares, estão habilitados ao concurso os estudantes da 11ª a 13ª classe, sendo que os alunos da 10ª estão na fase inicial da formação e ainda sem “bagagem” suficiente.
“A partir do 2º ano, nós achamos que já podem fazer parte deste leque de concurso. E também a participação deve ser por equipas, ou seja, os alunos da 11ª a 13ª classe participam por equipas”, precisou.
Wandi Tavares realçou que o cronograma prevê inscrições para Fevereiro, a divulgação dos projectos apurados (Maio), uma oficina de roteiro, técnicas de filmagem, edição e produção para Julho e a entrega dos filmes para avaliação dos júris em Setembro e Outubro, sendo que a cerimónia de premiação deverá acontecer em Novembro.
Quanto a estrutura do concurso, a coordenadora afirmou que os temas devem ser definidos anualmente, com trabalho de duração máximo de oito minutos, nas categorias de ficção, documentário, experimental, tendo como júris profissionais da área cinematográfica.
Serão premiados os trabalhos nas categorias de melhores curta-metragem, realizador, roteiro, fotografia, edição, actriz e prémio do público. MEL/CPM/SEC
...