Dundo - Tal como nas edições anteriores , os rituais Mukanda, Cafundeji, entre outros, voltaram a estar em evidência no desfile provincial do Carnaval edição 2024, na Lunda-Norte, na classe infantil.
Os rituais de iniciação masculina e feminina (Mukanda e Cafundeji) na etnia tchokwe incluem a circuncisão e aprendizagem de novas habilidades.
A circuncisão masculina na etnia tchokwe é uma das maiores provas submetidas aos adolescentes e constitui um autêntoco calvário, tendo em conta a forma como é feita a pequena cirurgia, e as regras impostas aos circuncidados durante o período de permanência no Mukanda.
As regras de convivência começam com a aprendizagem da nova linguagem, onde ao circuncidado (candandji), como é chamado na língua Cokwe, só é permitido falar ou divulgar alguns objectos comuns, usando apenas expressões permitidas.
Já o Cafundeji, ou simplesmente ukule, consiste num ritual de iniciação feminina que se realiza aquando da primeira menstruação da adolescente, onde ela recebe instruções sobre o casamento e a sexualidade.
Os grupos infantis, também exibiram-se com Akixi (palhaços), que na cultura Lunda-Tchokwe, simbolizam autoridade, com poderes para impor medo e ordem na sociedade.
Entre várias funções, os Akixi agem como mensageiro nas festas de Mukanda (circuncisão masculina), da puberdade (para as meninas), além de uma preparação especial para servir famílias reais, na misteriosa hierarquia da sociedade mágica (feiticeiros).
O desfile está também a ser marcado com a demonstrações de entronização do Rei do povo Lunda, caça e pesca artesanal e fabricos de peças artesanais.
Até agora, já desfilaram 10 dos 17 grupos na classe infantil .JVL/HD