Luena - Os grupos carnavalescos dos municípios do Alto Zambeze e Bundas, no Moxico, desistiram do desfile provincial da classe de adultos que decorrem esta terça-feira, na avenida 1º de Maio, na cidade do Luena.
Depois de terem confirmado a presença no desfile provincial, os referidos grupos anunciaram a sua desistência por alega falta de apoio logístico das referidas administrações municipais, de acordo com o director provincial da Cultura no Moxico, Octávio Roberto Vaz.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que o gabinete que dirige solicitou apoio às administrações municipais para a realização do primeiro entrudo, de carácter provincial, com a demonstração do mosaico cultural de todas as regiões do Moxico.
Informou que apenas o município piscatório do Luacano estará representando no desfile provincial com o grupo “Vakala Luakato”, com mais de 50 elementos, para disputar o prémio com outros 12 grupos da cidade do Luena.
No desfile da classe infantil, que decorreu esta segunda-feira, o grupo Baffus Produções revalidou a conquista do título da presente edição do Carnaval Provincial do Moxico, com 294 pontos.
Em segundo lugar ficou o grupo União Gêmeos do bairro Zorró, com 208,5 pontos, enquanto o folião “Waya Weza” quedou-se no terceiro lugar com 203,8 pontos.
Como prémios monetários, o primeiro classificado receberá 800 mil kwanzas, o segundo 600 mil e o terceiro 400 mil kwanzas.
O evento que decorre sob lema "Diversidade cultural como factor de atracção turística", congregou na classe infantil 24 grupos. LTY/TC/YD