Luanda - O grupo União Operário Kabocomeu, do distrito do Sambizanga, venceu a classe B do Carnaval de Luanda, com 677 pontos, e ascendeu à classe A.
O organização anunciou o vencedor desta categoria, nesta quarta-feira, em cerimónia de divulgação dos resultados do desfiles das classes infantil, A e B do carnaval de Luanda, que acontece na Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP).
Na segunda posição ficou o grupo União Petrolíferos, em terceiro o União Estrela Kazucuta do Cazenga, em quarto o União Kazucuta do Sambizanga e em quinto o União Jovens do Kapalanga.
Na classe B, o primeiro classificado vai receber três milhões de kwanzas, o segundo dois milhões, o terceiro um milhão, o quarto 750 mil e o quinto 500 mil.
Os cinco primeiros classificados desta lasse ascendem à classe A do Carnaval.
O histórico grupo carnavalesco, que dança kazukuta, homenageou, nesta edição do Entrudo, o cantor Nagrelha (Dos Lambas), um dos ícones do estilo musical kuduro, falecido no ano passado, vítima de doença.
Vencedor da primeira edição do carnaval do pós-independência, em 1978, o União Operário Kabocomeu foi fundado a 2 de Janeiro de 1952, em Luanda, pelo bailarino Joaquim António.
Em declarações à imprensa, Joaquim Manuel António, membro da direcção do grupo Kabocomeu, dedicou a vitória aos habitantes do distrito urbano do Sambizanga, que sempre se preocupou com o colectivo.
"Estamos felizes por essa conquista. Os membros do grupo trabalharam e conseguiram alcançar o objectivo preconizado", realçou. Art