Luanda – Os grupos união Povo da Quissama, Twabixila, 17 de Setembro, 10 de Dezembro, Operário Cabocomeu, Kiela e Mundo da Ilha vão participar do desfile central do carnaval alusivo aos 50 anos da independência de Angola, soube hoje a ANGOP.
O desfile central da efeméride, a ser assinalada a 11 de Novembro de 2025, contará também com os grupos união Etu Mudietu, Jovens da Cacimba, Café de Angola, Amazonas do Prenda, Njinga M’bandi e Recreativo do Kilamba.
Segundo António Francisco de Oliveira "Delon", na classe infantil o desfile será aberto pelos cassules do Geração Sagrada, Admiradores da Kazukuta do Hoji Ya Henda, do Sagrada Esperança, do Juventude do Kilamba Kiaxi, do Imbondeiro do Cazenga, do Fogo Negro, do Giza, do Twabixila, do Twafundumuka, dos Jovens da Cacimba, do Café de Angola, do Amazona do Prenda, dos Viveiros do Njinga M’bandi, dos Petrolíferos, do 10 de Dezembro, do Kazukuta do Sambizanga e do 54.
O secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) disse que, na classe B, a ordem será o União 54, Twafundumuka, Giza, Juventude do Kapalanga, Estrela Kazukuta do Cazenga, Sagrada Esperança, Os Petrolíferos e Kazukuta do Sambizanga.
O responsável falava à propósito do sorteio do desfile da edição 2025 do carnaval, realizado na última quinta-feira na Casa da Cultura do Rangel Nzinga Mbande, cerimónia testemunhada pelo presidente da associação, Nataniel Narciso, e representantes dos grupos carnavalescos.
Sobre esta “festa popular”, o presidente da APROCAL, Nataniel Narciso, explicou que, numa primeira fase, a estrutura do carnaval não irá acompanhar a nova divisão político administrativa do país, publicada em Diário da República recentemente, pelo que os grupos de Luanda vão todos desfilar.
Anunciou que, na edição 2025, vão retornar a premeação do primeiro ao quinto classificado, sendo que os prémios e subsídios vão sofrer uma alteração positiva.
Garantiu que estão a cumprir com a programação do carnaval.
Na ocasião, o presidente do Recreativo do Kilamba, Poly da Rocha, considerou o sorteio uma etapa importante para a organização da APROCAL.
No seu entender, o sorteio não deve acontecer sempre em época próxima ao carnaval, aventando, assim, a possibilidade de ser dois meses após o término de cada edição para facilitar os grupos na sua organização.
Disse que apesar de terem vencido a edição 2024 do carnaval, o seu grupo têm enfrentado algumas dificuldades, mas que trabalha para o carnaval de 2025.
A independência de Angola foi proclamada a 11 de Novembro de 1975, por António Agostinho Neto que, na sequência, tornou-se o primeiro Presidente da República. SJ/OHA