Luanda – A edição do Carnaval Live 2022, que teve como palco o Centro de Produção da TPA, na Camama, ficou marcada pela homenagem ao poeta António Agostinho Neto.
Em ano de centenário do Presidente fundador da Nação, a organização e os grupos carnavalescos de Luanda aproveitaram a ocasião para demonstar o apreço por Agostinho Neto incentivador o Carnaval da Vitória.
Apesar de não ter sido um desfile competitivo, em 10 de minutos de exibição, cada grupo, num total de 13 da classe A do Carnaval de Luanda, transmitiu mensagens de diversificação da economia, do resgate dos valores morais e civícos, da aposta na educação, na cultura, dentre outros aspectos.
Ao som do samba, cabecinha, kazukuta, dizanda e de outros ritmos que preencheram a rítmica do entrudo luandese, foliões deram o ar da sua graça e alegraram os angolanos que, pelo segundo ano consecutivo, não tiveram a festa na Marginal de Luanda.
Com as presenças do ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, da secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade, e da governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, coube ao grupo União Twabixila, do município de Viana, inaugurar, com a dizanda, o evento comemorativo dos 100 anos de Agostinho Neto.
Os grupos compostos por 30 elementos cada mostraram como dançar o carnaval em um formato diferente do comum, sem perder a essência de uma boa exibição da cultura e dos símbolos nacionais, com mensagens de paz, harmonia, de eleições seguras e tranquilas, de atendimento de saúde humanizado e outras.
A festa, que durou mais de quatro horas, contou ainda com o União Povo da Quissama, com estilo de dança sambalaje, o União Giza e o União Sagrada Esperança, com o estilo de dança semba.
No palco, molhado pela chuva que caiu na capital do país, exibiram-se também União Kiela, União Etu Mudietu, Jovens da Cacimba, União 10 de Dezembro, Amazonas do Prenda, União 54, União Recreativo Kilamba, União Njinga M’bandi e União Mundo da Ilha.
No final, como incentivo, a organização deu aos grupos da Classe A o valor de um milhão de kwanzas e os da classe B e Infantil 500 mil kwanzas e 250 mil kwanzas, respectivamente.