Luanda - A comandante do grupo carnavalesco União Kiela do Sambizanga, Maravilha Dias dos Santos, disse que pretende resgatar o título de vencedor do carnaval de Luanda na edição 2025, a decorrer de 1 à 3 de Março, sob o signo dos 50 anos da Independência Nacional.
Em declarações nesta sexta-feira à ANGOP, Maravilha Dias dos Santos ressaltou que apesar das inúmeras dificuldades, entre as quais a falta de financiamento, o grupo trabalha para que o título, perdido desde 2010, volte ao Sambizanga, em Luanda.
Garantiu terem recebido o apoio financeiro do Governo, apesar de ter considerado de efémero, tendo em conta a necessidade de galvanizar os grupos carnavalescos.
Por isso, apelou ao Governo no sentido de aumentar, nas próximas edições, a verba destinada aos grupos, uma vez que muitos deles não possuem outros patrocinadores.
Sem pretender avançar muitos detalhes do que vão mostrar na Nova Marginal, salientou que com um número aproximado de 600 bailarinos vão lutar de igual com outros grupos, para alcançar a meta desejada.
Apontou que contam com a experiência dos mais velhos do grupo para este objectivo, uma vez que, apesar de já não dançarem, carregam nos pés as histórias das danças e dos carnavais que vem vivendo ao longo desses anos.
O grupo carnavalesco União Kiela foi fundado no longínquo dia 1 de Janeiro de 1947 e tem o Semba como dança e música de eleição.
Na sua galeria conta com cinco troféus, conquistados em 1985, 1986, 1989, 1990 e 2009.
A edição 2025 do carnaval enquadra-se nos 50 anos de Independência Nacional de Angola, proclamada a 11 de Novemrbo de 1975. SJ/OHA