Luanda - Os vencedores das três categorias da edição 2024 do Carnaval de Luanda receberam, este sábado, o cheque simbólico com o valor dos respectivos prémios e diploma de participação.
O primeiro classificado da classe A, União Recreativo Kilamba, recebeu o cheque com a quantia de 15 milhões de kwanzas, o União Mundo da Ilha, Kz 10 milhões e o União Kiela cinco milhões de kwanzas.
Na classe B, o União Etu Mudietu recebeu cinco milhões de kwanzas, o União 10 de Dezembro a quantia de três milhões e o União Twabixila dois milhões de kwanzas.
A cerimónia de premiação do Carnaval, realizado de 10 a 13 do corrente mês, aconteceu no Palácio de Ferro, em Luanda, sob orientação do vice-governador provincial para Área Política e Social, Manuel Gonçalves, em representação do governador Manuel Homem.
O acto foi testemunhado pelo vice-governador para Área Económica, Jorge Miguêns, por administradores municipais, distritais e membros da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL).
No final do evento, o também coordenador da Comissão Preparatória do Carnaval, Manuel Gonçalves, agradeceu a todos pelo êxito desta edição e revelou que o governador provincial vai criar por despacho, nos próximos dias, a Comissão do Carnaval de 2025.
Considerou necessário um maior investimento nos grupos, para proporcionarem um espectáculo bom às pessoas que assistem à maior manifestação cultural de Luanda.
Falando aos jornalistas, o presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda, Nataniel Narciso, disse que a edição 2025 será especial, mais representativa, exuberante e estará inserida nos festejos dos 50 anos da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.
Informou que se perspectiva para o mês de Abril um encontro de balanço da edição 2024 do entrudo.
Por seu lado, o responsável do Recreativo do Kilamba, Poly Rocha, disse à imprensa que a revalidação do título é fruto de muito trabalho, entrega e responsabilidade.
Salientou que o prémio ainda não é o suficiente pela estrutura do grupo, mas que vai servir para minimizar algumas situações. SJ/OHA