Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, esteve, nesta segunda-feira, entre os milhares de convivas que assistiram ao desfile da edição 2024 do carnaval, na nova Marginal de Luanda.
Ladeado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, e a vice-presidente da República, Esperança da Costa, o Chefe de Estado apreciou a exibição dos 13 grupos da classe A e respectivas mensagens, que apelavam para a preservação da paz e da reconciliação nacional, diversificação da economia e exaltação da cultura.
Foi um desfile com bastante alegoria ao som do batuque, reco-reco, dicanza, do kisanji e da Mpuita, que inspiraram qualquer folião a dançar o semba, kazucuta, a cabecinha, assim com o sambalage
Três grupos vieram do Sambizanga, dois do Cazenga, e igual número da Maianga, Rangel, Viana, enquanto os restantes são oriundos da Ingombota e Quiçama.
O primeiro classificado da 46ª edição do carnaval de Luanda, na classe A, vai receber a quantia de 15 milhões de Kwanzas, como prémio, contrariamente aos cinco milhões da edição de 2023.
O segundo classificado vai receber 10 milhões de Kwanzas e o terceiro cinco milhões, de acordo com a organização do entrudo. JFS/ART