Carnaval 2024: Grupos carnavalescos com "máquina afinada" para a Festa

     Cultura           
  • Luanda     Quarta, 07 Fevereiro De 2024    10h14  
CARNAVAL DE LUANDA CLASSE A: União Sagrada Esperança
CARNAVAL DE LUANDA CLASSE A: União Sagrada Esperança
Gaspar dos Santos - ANGOP

Luanda – Os grupos carnavalescos da província de Luanda estão com a “máquina afinada” para "atacar" a Nova marginal durante o Entrudo de 2024, com desfiles das classes infantis, B, A, a acontecer no sábado, domingo e segunda-feira.

Por António Neto, jornalista da ANGOP

Durante uma reportagem da ANGOP, para constatação do grau de prontidão dos grupos carnavalescos, foi possível notar a preocupação das agremiações quanto aos últimos acertos, desde as coreografias, indumentárias, enredo até à música.    

Nas oficinas, o trabalho, a poucos dias do acto central, é frenético. Cartolinas, tecidos, colas, penas de galinhas, brilhantes e o tricotar das máquinas de costura, mudam o conceito de que se trata apenas de uma mera brincadeira de rua, uma vez que os investimentos superam a expectativa de muitos.

Em campos ou centros improvisados, os grupos ultimam os detalhes, quanto ao posicionamento, a ginga e os passos cadenciados, normalmente feitos no período nocturno para evitar “espias” ou dar possibilidade aos integrantes para os outros afazeres.

Segundo a presidente e comandante do grupo União Kiela, Maravilhas Dias dos Santos, a expectativa para a 46ª edição do Carnaval de Luanda “é forte”, sendo que o grupo está a preparar-se para superar o terceiro lugar conquistado na edição passada.

Disse que o objectivo do grupo é conseguir o primeiro lugar, uma vez que o distrito urbano do Sambizanga, há muito que não vence uma edição do Carnaval de Luanda.

Embora ainda no “segredo dos deuses”, Maravilha dos Santos, avançou que a grande novidade para este ano, tem a ver com o enredo, que vai homenagear um dos grandes artistas e embaixador da música angolana a nível do mundo.

Quanto ao número de pessoas que o grupo pretende levar ao acto central do Carnaval de Luanda, Maravilha disse que pretende ultrapassar as duas mil pessoas, já com a falange de apoio.  

No que toca aos apoios, a irreverente comandante do União Kiela frisou que as dificuldades são várias, mas o grupo está preparado para avançar no dia 12 de Fevereiro.

A jovem aproveitou o momento para apelar aos fãs do União Kiela a estar na Nova Marginal de Luanda, uma vez que o grupo vai procurar superar as edições anteriores.

União Recreativo do Kilamba quer revalidar o título

Na qualidade de vencedor da edição de 2023, o responsável do grupo União Recreativo do Kilamba, Poli Rocha, disse que a agremiação continua com a expectativa de sempre, em trabalhar para estar entre os três primeiros lugares do pódio.

"Por sermos os vencedores da edição passada a responsabilidade é maior, mas acredito que  estamos a nos envolver para podermos defender o nosso título", referiu.

Para este ano, Poli Rocha disse que o grupo vai levar à Nova Marginal de Luanda, cerca de 826 pessoas divididas em várias alas, bem como um número considerável na falange de apoio.

Fundado há oito anos, o grupo, que tem como estilo de dança o Semba, terá como tema de enredo nesta 46ª edição, "Nosso Chão, Nossas Riquezas", que visa abordar o empenho do Executivo quanto à diversificação da economia, pautando pela aposta na agricultura.

Neste quadro, avançou ainda que serão ainda abordados dentro do tema central, "A Luta contra à Fome e à Pobreza", com a canção de autoria do músico Dom Caetano e produção da Chicote Produções.

Poli Rocha avançou também que o grupo está  preparado, mas cansado por trabalhar excessivamente, devido a situações alheias à agremiação, no que toca aos subsídios.

 "É necessário que quem de direito possa velar pela situação do Carnaval de Luanda, uma vez que a não disponibilização atempada dos subsídios prejudica a preparação do grupo", referiu.

Mundo da Ilha busca recuperação do título  

 Para o papão do carnaval de Luanda, com 14 troféus, a expectativa não foge à regra dos outros grupos. Segundo o presidente do União Mundo da Ilha, António Custódio, o grupo está preparado para "atacar" a Nova Marginal de Luanda e mostrar a dança e a ginga da agremiação, no sentido de convencer os júris e levar de vencida a 46ª edição.

Para este ano, o enredo da União Mundo da Ilha, fundado em 1968, vai se basear nos “Valores Histórico e Cultural da Ilha de Luanda”, apresentando uma  imagem entre a "Ilha de ontem e a de hoje".

No que toca à música,  António Custódio disse que vai abordar a história da Ilha de Luanda, desde a chegada dos primeiros habitantes.

Referiu-se ainda sobre as dificuldades financeiras do grupo, tendo sublinhado que é necessário que o Governo aprove alguns benefícios fiscais para as empresas que queiram apoiar os grupos carnavalescos.

A 46ª edição do carnaval de Luanda vai contar com a exibição de 44 grupos, sendo 13 da classe A, igual número da B e 17 da classe infantil.

O desfile central vai contar com o regresso do emblemático grupo União Operário “Kabocomeu”. Na classe B desde 2018, o Grupo referencial da história do Carnaval de Luanda e vencedor da primeira edição do Carnaval do pós-independência, em 1978, o União Operário “Kabocomeu” foi fundado no dia 2 de Janeiro de 1952, em Luanda, pelo bailarino Joaquim António, o carismático, "Desliza”. ANM/ART

 

 

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+