Carnaval 2024: Grupo Mbongue Ya Kandjema arrebata 1º lugar no Cuando Cubango

     Cultura           
  • Cuando Cubango     Terça, 13 Fevereiro De 2024    19h46  
Grupos carnavslescos desfilam nas ruas de Menongue, Cuando Cubango
Grupos carnavslescos desfilam nas ruas de Menongue, Cuando Cubango
Maurício Sequesseque-ANGOP

Menongue - O grupo Mbongue Ya Kandjema, da classe de adultos, venceu hoje, terça-feira, a edição do carnaval 2024 na província do Cuando Cubango, com 386 pontos, cujo desfile decorreu defronte à Estação Principal de Menongue, afecta aos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes.

Proveniente do município do Cuchi, o grupo apresentou uma mensagem focada na preparação de adolescentes para a fase adulta.

Criado em 2004 e hoje com 64 integrantes, a agremiação teve como prémio um milhão e 200 mil Kwanzas.

Em segundo lugar ficou o grupo Weca, do município do Dirico, com 312 pontos.

Na sua mensagem, este grupo, que participa primeira vez no desfile provincial, defendeu a necessidade de se apostar na produção agrícola para o combate à fome.

Recebeu como prémio 600 mil Kwanzas.

Em terceiro lugar posicionou-se o Simba Mbongue, da capital do Cuando Cubango, Menongue, com 256. O prémio foi de 300 mil Kwanzas.

Para a classe infantil, o grupo 23 de Março, do município do Cuito Cuanavale, com 277 pontos, revalidou, pela quinta vez consecutiva, o título.

O grupo, que recebeu 750 mil Kwanzas, falou sobre a valorização da dança e música na preservação da cultura.

O grupo da histórica vila do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros a leste da sede capital do Cuando Cubango, Menongue, existe desde 2017, e actualmente conta com 130 integrantes, entre bailarinos, quitandeiras, organizadores e Antigos Combatentes, em representação dos petizes.

No segundo lugar ficou o grupo Fogo Negro, com 266 pontos. Teve como prémio 350 mil kwanzas.

Em terceiro classificou-se o grupo Triunfo HIV Stop Sida, com 248 pontos. Recebeu 300 mil Kwanzas.

Para além dos prémios, os três primeiros classificados receberam igualmente diploma de mérito.

Participaram do Entrudo 15 grupos, dos quais sete da classe infantil e oito de adultos, de seis dos nove municípios da província, com excepção do Calai, Rivungo e Nancova.

Houve ainda a presença de cinco blocos  de animação.

Estiveram no local mais de  três mil pessoas, com destaque para o governador provincial, José Martins, que destacou as mensagens positivas apresentadas pelos grupos, rumo ao desafio da promoção cultural e fomento do turismo.

Em 2023, o grupo União Estrela da Paz sagrou-se vencedor na classe de adultos.

Mensagens de paz e unidade nacional dominam desfile no Cuando Cubango

Mensagens sobre a necessidade da preservação da paz e unidade nacional, a aposta na produção agrícola e no resgate dos valores culturais dominaram as letras musicais dos grupos carnavalescos, no Cuando Cubango, que desfilaram hoje, terça-feira, no carnaval edição 2024.

Na sua exibição, na abertura do Entrudo, o grupo União Estrelas da Paz, homenageado por ter conquistado 16 títulos, apelou para a contínua preservação da paz e a observância das medidas de higiene para prevenir e combater a malária.

Igualmente apelou para a necessidade da utilização dos acessórios de segurança rodoviária, principalmente aos mototaxistas, vulgo Kupapatas, para o uso de capacetes, visando evitar mortes e outros danos à vida humana.

Outro bloco de animação que exibiu-se no palco foi o grupo da Mamã Levanta, composto exclusivamente por mulheres, que manifestaram a sua disponibilidade em continuar a trabalhar com o governo no empoderamento das mulheres e famílias, enaltecendo os programas em curso para a inclusão social.

Já o bloco da associação das pessoas portadoras de albinismo, cuja letra, além de destacar os ganhos da paz, com destaque para a inclusão social, encoraja os jovens para que contribuam para o bem-estar da sociedade, uma mensagem que foi retomada pelo grupo de animação dos portadores de deficiência.

Esta franja da sociedade agradeceu a assistência de que tem sido alvo pelo governo, que tem melhorado por via da assistência com meios de locomoção, cestas básicas e outros, num processo contínuo da sua inclusão social.

Dentre os oito grupos da classe infantil, o destaque recai para 4 de Fevereiro, que homenageou os presidentes Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, considerando-os, respectivamente, o pai da Nação e o arquitecto da paz, este último pelo seu empenho e dedicação no alcance deste bem para o povo angolano.

Na sua música, o grupo instou a sociedade, de forma geral, no sentido de evitar o racismo, o tribalismo ou outras formas de descriminação.

Na sua exibição, o grupo União Mundo dos Grilos homenageou Rui Mingas, tendo chamado aos jovens para a pesquisa sobre as obras que enaltecem a cultura angolana e a sua aplicação.

Por seu turno, o grupo Fogo Negro enalteceu as políticas públicas que estão a ser implementadas pelo governo, voltadas para as infra-estruturas sociais, mormente água, energia, entre outras, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), bem como o apoio directo aos mais vulneráveis.

Grupos defendem melhor aproveitamento das potencialidades naturais

Na sua actuação, os grupos da classe de adultos defenderam a necessidade do aproveitamento das potencialidades naturais da província, como recursos hídricos em abundância, fauna e flora, para a atracção de investimentos com vista ao desenvolvimento da região.

Nesta senda, o grupo 23 de Março do município do Cuito Cuanavale, citando a máxima do saudoso presidente Agostinho Neto, segundo a qual: “A agricultura é a base e a indústria o factor Decisivo”, sublinhou o trabalho em curso para a produção em grande escala naquela municipalidade.

Os grupos União Mundo Azul, Lipuita e Mbongue Ya Kandjema apresentaram mensagens de incentivo à produção agrícola como factor decisivo para a diversificação da economia nacional e redução da fome e pobreza.

O grupo 11 de Novembro colocou a tónica da sua mensagem no projecto Transfronteiriço de Conservação do Okavango Zambeze (KAZA), que, para além da República de Angola, fazem parte as repúblicas da Namíbia, do Botswana, do Zimbabwe e da Zâmbia.

O Carnaval 20224 decorreu sob o lema: “ Diversidade cultural como factor de atracção turística”.ALK/MSM/FF/PLB





Fotos em destaque

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

Domingo, 19 Maio De 2024   08h05

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Domingo, 19 Maio De 2024   07h57

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Domingo, 19 Maio De 2024   07h53

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Domingo, 19 Maio De 2024   07h50

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Domingo, 19 Maio De 2024   07h47

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Domingo, 19 Maio De 2024   07h43

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Domingo, 19 Maio De 2024   07h38

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Domingo, 19 Maio De 2024   07h33

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Domingo, 19 Maio De 2024   07h27

Iona renasce como potencial turístico

Iona renasce como potencial turístico

Sábado, 18 Maio De 2024   18h20


+