Sumbe – O desfile do Carnaval edição 2024, nos municípios, realiza-se esta segunda-feira e terça-feira, na província do Cuanza-Sul, com 212 grupos inscritos.
Dos grupos inscritos, 72 são da classe A, 38 grupos folclóricos, 44 infantis e 58 Blocos da animação.
O município do Sumbe é o maior a desfilar com 29 grupos e segue a Cela e Porto Amboim com 23 cada, ao passo que Libolo com apenas seis inscritos.
Os grupos carnavalescos em disputa prometeram apresentar inovações, em termos de dança e canções, para conservarem o título de 2023, como são os grupos União Muteda e Fineza do Inconcon.
Em declarações este domingo à ANGOP, o responsável do grupo União Muteda, João Mata-bicho, disse que continuam a trabalhar por formas a conservarem o título alcançado na em 2023 e as novidades vão para a dança e a música.
O responsável da Fineza do Inconcon, segundo classificado em 2023, Eduardo Figueiredo, indicou que estão preparados para apresentarem uma nova dança, indumentária e outros itens que irão dar cor e alegria aos foliões.
Por seu turno, o chefe de departamento da Cultura, Hemenegildo Francisco, assegurou que as condições estão criadas e os apoios entregues aos grupos, com a colaboração das administrações municipais e empresários locais.CIJ/LC/AC