Luanda - O grupo União Sagrada Esperança, do distrito urbano do Rangel, desfila, na Nova Marginal, com um enredo dedicado a cidade de Luanda.
O grupo, que foi fundado em 2005, dança o semba e está a levar uma mensagem sobre a vida, a conivência e a hospitalidade dos luandenses, entre outros pntos.
O conjunto, com cerca 160 integrantes, tem como comandante, Vicente de Abril, rei, Mário Aguiar, rainha, Luísa Paulo, e o título da canção é "Twasakidila".
Para o o comandante da agremiação, o segundo grupo entra na avenida com as cores verde, Amarela, branca e garante permanecer na classe A.
Para esta edição 2023 concorrem 13 grupos carnavalescos de diversos distritos urbanos e municípios de Luanda.
Os jurados irão avaliar vários itens, coreografia, canção, alegoria, corte, bandeira, trajes, falange de apoio, o enredo do grupo, em que o "comandante" é uma das principais figuras.
Para este ano, os grupos da classe A receberam apoios na ordem dos dois milhões de Kwanzas, um milhão 300 mil kwanzas para a classe B e 750 mil kwanzas para os grupos infantis.
Os resultados serão tornados públicos na quarta-feira. Na classe A, os cinco últimos classificados serão relegados ao escalão inferior (classe B), que verá ascender os cinco primeiros cinco classificados.
O detentor do título na classe A é o União Mundo da Ilha, o papão com 14 troféus. VS/VIC