Luanda- O regresso da folia do Entrudo na Nova Marginal de Luanda, nos últimos três dias, com fantasias e enredo típicos da cultura angolana, atraiu e conquistou os vários turistas estrangeiros.
Mexendo o pé, a cabeça ou mesmo o corpo todo, os turistas vibraram a cada detalhe do som do semba, da dizanda, cabecinha e sambalage, ao mesmo tempo que aplaudiam a ginga, a dança e compasso harmonizado dos dançarinos dos grupos concorrentes.
As mensagens apresentadas por cada grupo durante o desfile, o vestuário bastante colorido foram, de igual modo, aspectos atractivos para os visitantes.
Em declarações à ANGOP, o turista haitiano Constant Mothersil disse ser a quarta vez que vem ao país especialmente para assistir o Carnaval.
Disse gostar do Entrudo, principalmente pela dança, musicalidade, vestuário usado pelos grupos.
Garantiu que regressa no próximo ano e continuará a levar a cultura angolana nos Estados Unidos, onde reside, pois transmite uma mensagem positiva. Por isso, vai convidar mais turistas para assistir ao Carnaval.
Já o Francês Romam Serviz, de 15 anos de idade, que veio pela primeira ao país acompanhado de seus pais, disse ter vindo especificamente para a folia do Entrudo.
Disse ter gostado da organização e das danças que assistiu na Nova Marginal.
Por sua vez o turista sueco Marcos Alvarrson, que assiste pela primeira vez, disse que a festa do Carnaval de Luanda superou as suas expectativas.
Considerou ser uma folia bastante convidativa e actrativa, pelo que irá regressar em 2024, acompanhado de outros amigos.
Já o angolano residente na Huíla, Marcos António, disse que veio à capital do país para vivenciar de perto está folia, uma vez que habitualmente festeja na sua terra.
Apontou ainda que deveria haver uma competição de desfile de Carnaval entre as províncias do país, em Luanda, para que mais estrangeiros tenham a curiosidade em assistir o Carnaval fora de Luanda e conhecer outras culturas nacionais.
Com o estilo semba a predominar, 13 grupos desfilaram nesta segunda-feira na pista de dança no acto central do Carnaval de Luanda.
Em relação aos prémios, o primeiro classificado da classe A vai receber cinco milhões de kwanzas, o segundo três milhões, o terceiro dois milhões, o quarto um milhão 500 mil e um milhão para o quinto colocado.
Os resultados serão tornados públicos na quarta-feira. Na classe A, os cinco últimos classificados serão relegados ao escalão inferior (classe B), que verá ascender os cinco primeiros cinco classificados.
O Grupo União Mundo da Ilha, o papão com 14 troféus, detém o título.SJ/ART