Luanda - Vários músicos nacionais de diferentes gerações animaram, neste domingo, os munícipes da Maianga, durante um concerto denominado "Cantar Kianda", enserido nas festividades dos 449° aniversário da cidade de Luanda, assinalado dia 25 (sábado).
Em evidência estiveram mais de dez renomados artistas, com destaque para Puto Português, Robertinho, Lula da Paixão, Pedro Cabenha, Kapacata e Mirelson, que, em quase cinco horas, prenderam a atenção da plateia com ritmos da actualidade e outros antigos, mas intemporais.
Para além de saudar o aniversário de Luanda, o evento que decorreu no Largo do Cine São João, no bairro Neves Bendinha (Popular), nesta cidade, marcou também o encerramento da jornada de campo, de quatro dias, do administrador da Maianga pelas novas zonas do município.
De acordo com o administrador, Pedro Orlando Afonso Pacas, esta foi a primeira edição de um festival que se tornará regular, com vista a promover a cultura nesta municipalidade da capital, que desde o dia 1 deste mês de Janeiro passou a integrar também os bairros Popular e Palanca.
Em declarações à ANGOP, o responsável referiu que ao longo dos seus 449 anos de existência a cidade de Luanda tem conhecido épocas de avanços e de recuos, mas sempre com a esperança de um futuro melhor.
A respeito dos quatro dias de visitas aos novos perímetros do município da Maianga, o gestor informou estar satisfeito com o que constatou durante este período, e garantiu regressar nos próximos dias no Neves Bendinha e Palanca para dar início à resolução de algumas situações pontuais.
A jornada teve como objectivo inteirar-se dos actuais limites geográficos da circunscrição, face à nova divisão política administrativa. Entretanto, Pedro Pacas pediu aos municípes para continuarem a acreditar por dias melhores, apesar dos desafios actuais.
Durante os quatro dias de actividade, o admnidtrador vistou o Largo da Cimex, valas de denagem, mercados, escolas, centros de saúde, parques infantis, paragens de táxi, pontos de vendas desordenadas, entre outros locais, nos bairros Palanca e Neves Bendinha, antes pertecentes ao município do Kilamba Kiaxi.
AMC/MDS