Lubango – O músico angolano, Cândido Ananás, com uma carreira de 40 anos, iniciou este mês um trabalho de investigação e recolha de elementos da tradição oral ligados à música, para produzir em documentário que se denominará na língua mucubal “Ovipala” (povos e emoções).
Trata-se de um projecto cultural de investigação e recolha de informações sobre o cancioneiro nacional com a duração de dois anos, para preservar os hábitos e costumes dos povos de Luanda, Namibe, Cunene e Cuando e Huíla, para posteriormente serem publicados em livro e DVD, segundo o autor.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, o músico assinalou que o trabalho de recolha da tradição oral está sendo feito por intermédio de gravações em áudio e vídeo, através da mobilização de pessoas nas comunidades, que são chamadas a cantar e depois são observados os aspectos de percussão, ritmo e instrumental das canções folclóricas.
Afirmou ser um dos focos a preservação das línguas nacionais, bem como das músicas tradicionais e, com isso, elevar a cultura dos povos visados na investigação, mantendo a sua originalidade.
Para Cândido Ananás, a tradição oral ou cânticos é um elemento que deve se manter vivo, para que a futura geração tenha a oportunidade de estudar.
Sublinhou que após a conclusão da recolha da tradição oral, já documentada será entregue aos governos provinciais, que terão a missão de divulgar o produto final.
Natural do Namibe, Cândido, o irmão mais velho dos Ananás, tem um CD gravado, “Belezas naturais” lançado em Dezembro de 1993, com dez músicas. JT/MS