Mbanza Kongo – A 2ª edição do Festival Internacional da Cultura Kongo (FestiKongo) prevista, inicialmente, para o período de 5 a 8 deste mês, foi cancelada “sine die”, soube esta quart-feira, em Mbanza Kongo, a ANGOP de fonte oficial.
O cancelamento do evento foi confirmado pelo coordenador do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, Biluka Nsakala Nsenga, sem entrar em detalhes.
O certame assinalaria o 6º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Mbanza Kongo como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, ocorrida a 08 de Julho de 2017.
A realização periódica do FestiKongo é uma das recomendações da UNESCO aquando da inscrição de Mbanza Kongo, como marco de intercâmbio e reafirmação cultural entre os países que integravam o então território do Reino do Kongo, incluíndo a sua diáspora pelo resto do mundo.
Informou que o Comité de Gestão Participativo já havia reservado os bilhetes de passagem de avião dos convidados estrangeiros que iriam animar diversos temas que, inicialmente, foram agendados no programa do evento.
Biluka Nsakala Nsenga disse acreditar que, nos próximos anos, as condições, que não especificou, estarão melhor criadas para a realização de um festival à dimensão de Mbanza Kongo, a capital do antigo Reino do Kongo.
A primeira e última edição do FestiKongo realizou-se em 2019, tendo nos três anos seguintes sofrido um interregno por conta da pandemia da Covid-19.
O centro histórico de Mbanza Kongo foi inscrito, a 08 de Julho de 2017, como Património Cultural da Humanidade, durante a 41ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, que decorreu na cidade de Cracóvia, Polónia. DA/PMV/JL