Luanda - A realizadora Camy Lara venceu, na noite desta quinta-feira, em Luanda, o prémio de melhor filme na competição nacional do primeiro Festival Internacional de Cinema Documental (Doc Luanda).
A criadora angolana foi distinguida pela produção do filme "Para lá dos meus passos".
O festival, que decorreu de 2 a 7, premiou também "Selfie", de Agostino Ferrante, como melhor filme do festival na competição internacional.
Com 30 filmes de produção nacional e internacional, distribuídos por três sessões (competição nacional, Internacional e não competitivas), foi ainda atribuída uma menção honrosa a cineasta Gretel Marim, com o filme "Um sopro no quintal".
O Doc Luanda contou com nove produções de jovens realizadores angolanos na competição nacional, seis filmes de Angola, Portugal, República Democrática do Congo, Itália, África do Sul e Estados Unidos, na competição internacional, e exibição de documentários de Angola, Brasil, Argélia, Guiné-Bissau e Portugal na sessão não competitiva.
Para além da exibição de filmes e documentários, o evento, que homenageou Gita Cerveia, contou com uma exposição de "cinema angolano: gerações da utopia" e feira do livro e da música.
O evento visou promover o intercâmbio cultural e contribuir para o futuro panorama do cinema angolano.