Lubango - Uma biblioteca comunitária com três mil livros diversos foi aberta, no fim de semana, no sector de Camulemba, no município de Quilengues, província da Huíla, no âmbito de um projecto académico solidário denominado “Doe Livro Transforme Mentes”.
O projecto é da iniciativa particular de professores do Colégio nº 225 do sector de Camulemba, lançado a 15 de Junho ano em curso, com vista contribuir para para o desenvolvimento multidimensional dos alunos daquela escola e da comunidade em geral, visando a consciência crítica para uma cidadania activa.
Localizada no mesmo Colégio, a biblioteca possui livros diversificados que vão desde didácticos, religiosos, políticos e de auto-ajuda e é a primeira na circunscrição, para reduzir a carência de materiais de consultas, que criava dificuldades aos mais de 300 alunos, segundo o coordenador do projecto, Laurindo Brinco.
Em declarações à ANGOP, realçou que para a criação deste espaço de leitura visa dar suporte aos alunos e professores da aldeia que dista a 150 quilómetros da sede de Quilengues.
Destacou que foi realizada uma campanha de recolha e doação de livros no Lubango, que resultou na colecta de três mil, quando a expectativas apontavam para 500.
De acordo com Laurindo Brinco trata-se de um projecto de intervenção na comunidade educativa com valências e perspectiva de que venha ser assimilado por mais pessoas das comunidades vizinhas.
O acto foi presidido pelo Director do colégio nº225 beneficiário do projecto, Gonçalves Paquete Goif, testemunhado pelos administrador-adjunto para Área Política Social e das Comunidades, Fernando Longuenda. BP/MS