Cacuaco - A realização da sexta edição do Festival Infantil da Canção, de palestras e de saraus culturais encabeçam a lista de actividades agendadas pela Direcção Municipal da Cultura de Cacuaco, segundo informações avançadas hoje (quarta feira) pelo director local, António Henriques.
As informações do responsável pelas politicas culturais da circunscrição surgem no decurso da palestra subordinada ao tema "A Realidade da Actividade Cultural em Cacuaco", realizada pela administração local, cujo momento contou com sugestões de promotores de eventos e espectáculos, músicos, artesãos, escultores e pintores.
No momento, António Henriques ressaltou que as actividades em referência fazem parte de uma lista de acções para resgatar e dinamizar as diversas facetas da expressão dos habitantes do municipio.
"Cacuaco é uma localidade rica culturalmente. É cada vez mais importante criar bases para que esta expressão seja manifestada por via da nossa culinária, música, escultura, pintura e todas as manifestações existentes", sublinhou.
Segundo o mesmo, está igualmente agendado para 2025 a requalificação de dois importantes marcos da arquitetura e da cultura local, nomeadamente o "Largo da Cabeça do Soba" e o "Tanque de Cacuaco".
"Há a necessidade de atribuir-se maior dignidade aos dois símbolos desta localidade", disse.
O "Largo da Cabeça do Soba" é assim designado por acolher o busto de António Moreira, o primeiro Soba Grande do município de Cacuaco, falecido a 27 de Setembro de 1999.
Por outro lado, o "Tanque de Cacuaco" é uma estrutura vertical de mais de 100 metros construida nos anos 80 para reservar e distribuirágua nesta localidade.
Dada a restruturação do modelo de distribuição do líquido, o tanque foi desactivado, restando-lhe apenas a posição de ponto de referência local.
A palestra realizada hoje (quarta-feira) pela Direcção Municipal da Cultura foi inserida no conjunto de actividades alusivas ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, onde as reflexões sobre os constrangimentos e soluções neste sector foram o ponto mais alto de efeméride.
Igualmente, a efeméride acontece no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência de Angola, a serem assinalados no dia 11 de Novembro próximo.
A Independência de Angola, outrora província ultramarina de Portugal, foi proclamada pelo Presidente Agostinho Neto, em 1975.
.Situado a Norte do centro da cidade de Luanda, o município de Cacuaco tem uma extensao de 571 quilómetros quadrados, estando delimitado a sul pelo município de Viana, a Este pelo Icolo e Bengo, a Norte pelo Rio Bengo e a Oeste pelo Oceano Atlântico, DIF/DJ/SEC