Cabinda - Grupos carnavalescos e teatrais do município de Belize, na província de Cabinda, prometeram exibir, durante o desfile do Carvanal agendado para o dia 2 de março, canções, danças, indumentárias e peças teatrais que retratam os 50 anos de Independência Nacional.
Durante a visita efectuada pelo administrador de Belize, Natalício Gomes, a diversos locais de ensaios dos grupos carnavalescos e teatrais, os responsáveis das agremiações foram unânimes em destacar a importância de homenagear os nacionalistas que se dedicaram para a conquista da Independência Nacional.
O líder do grupo Magistério Dança, José Ngoio, disse que o seu conjunto vai exibir uma peça teatral que ilustra a coragem e bravura de muitos patriotas, para o alcance da independência.
Segundo José Ngoio, a ideia é mostrar às novas gerações os caminhos percorridos para que o país se tornasse livre do jugo colonial e promover a unidade e reconstrução nacional.
Já o professor Próspero Masíala, do grupo carnavalesco Complexo Escolar, disse que vão destacar acções do Governo, que têm contribuído para o bem-estar social da população.
Por sua vez, o responsável da Estrelinhas da Rua Muela, Pedro Mário, disse que o grupo preparou uma peça sobre os acontecimentos históricos que culminaram com a conquista da independência do país, a 11 de Novembro de 1975.
Por sua vez, o administrador do Belize, Natalício Gomes, disse esperar um desfile muito concorrido, uma vez que os vencedores de cada categoria terão a responsabilidade de representar, condignamente, o município no acto provincial.
Dos 28 grupos inscritos para edição do Carnaval 2025, 21 vão desfilar na classe adulta e sete na infantil.JFC/JAR