Caxito – Após anunciar a sua desistência no Entrudo por falta de apoio financeiro, o grupo carnavalesco Bula Mbunda (Maringa do Caboxa) recuou na decisão e revelou hoje, quarta-feira, em Caxito, a sua participação no desfile provincial.
Tido como um dos grupos carnavalescos mais antigo e histórico da província do Bengo, o Bula Mbunda é o único que até ao momento preserva o estilo de dança “Maringa”.
Em entrevista à ANGOP, o comandante do grupo, António Gonçalo informou que o Bula Mbunda conseguiu apoio financeiro de uma pessoa singular da província do Bengo.
“Ao se aperceber da desistência do grupo histórico da província, essa pessoa de boa fé auscultou a direcção do Bula Mbunda e prometeu o apoio necessário”, frisou.
Sem avançar o valor disponibilizado pelo “bom samaritano”, António Gonçalo disse que o grupo precisaria de cerca de dois milhões de Kwanzas para uma participação condigna no desfile provincial a decorrer em Março no largo da Ingamba.
No entanto, o responsável frisou que tendo em conta o início tardio da preparação, o grupo não vai poder competir com os outros grupos, estando para tal a trabalhar com um número reduzido de 200 dançarinos da classe infantil e adulto, contra os 400 do ano passado.
Fundado a 02 de Fevereiro de 1947 em Caxito, município do Dande, o grupo é também conhecido por Maringa de Caboxa, numa alusão ao local onde foi criado (bairro Caboxa) e ao estilo de dança (Maringa) adoptado e com o qual venceu algumas edições do desfile do Carnaval na província do Bengo.
O grupo Bula Mbunda venceu quatro edições do Carnaval (1994, 95, 96 e 98). FS/CJ/PA