Cacuso - Uma biblioteca móvel está desde terça-feira, disponível aos munícipes de Cacuso, no quadro do projecto “Giro do Saber”, de iniciativa da Biblioteca Provincial, que visa estimular o hábito de leitura.
Durante dois dias, os munícipes terão ao seu dispor mais de mil livros de várias áreas do saber, entre manuais científicos e académicos, de modo a despertar o gosto pela investigação.
O projecto, lançado em 2019 mas que conheceu alguns interregnos, já passou pelos municípios de Cangandala e Calandula, e prevê chegar nos 14 municípios da província, segundo a directora da Biblioteca Provincial, Ema Massunga.
De acordo com a responsável, a par de estimular o hábito de leitura e pesquisa, “Giro do Saber” visa motivar a criação de bibliotecas municipais, de modo a que os habitantes de cada circunscrição possam ter acesso facilitado aos livros, poupando-os o esforço de se deslocarem à biblioteca provincial.
A propósito da iniciativa, a administradora municipal de Cacuso, Joana de Matos, considerou como sendo de grande valia, na medida em que contribui para elevar os níveis de conhecimento dos munícipes sobre várias matérias, úteis para a participação de cada um no desenvolvimento do país.
Joana de Matos adiantou estar em carteira a construção de uma biblioteca local.