Luanda - Um busto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, será colocado no pátio da Biblioteca das Línguas Estrangeiras de Moscovo, Rússia, em saudação ao Centenário do nacionalista.
O monumento, segundo o embaixador russo no país, Vladimir Tararov, que falava a propósito das festividades do Centenário de Neto, vai mostrar como o seu país e o antigo líder do MPLA ajudaram a libertar Angola e África.
A Biblioteca Nacional da Rússia, uma das maiores do mudo, conta com um grande acervo original de documentos em russo e em línguas estrangeiras.
No âmbito do Centenário de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, estão ainda previstas outras manifestações políticas e culturais.
Além da colocação do busto em Moscovo, será realizada uma Conferência Internacional sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto, em Junho próximo, um culto ecuménico, a 17 de Setembro, e um acto solene de condecorações.
António Agostinho Neto, nascido a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane (Icolo e Bengo), faleceu a 10 de Setembro de 1979.
Como primeiro Presidente de Angola, o nacionalista, poeta e médico proclamou a independência do país, a 11 de Novembro de 1975.