Luanda - O escritor angolano Beni Dya Mbaxi participou do debate da Semana de Integração 2024, promovido pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
O evento, realizado na terça-feira via online, faz parte do Programa “DesPerTar” e decorreu sob o tema "Vamos DesPerTar para a diversidade cultural". Teve a mediação do estudante Venâncio Zagi.
O escritor Beni Dya Mbaxi, que tem duas obras publicadas no Brasil sob a chancela da Editora Cintra, falou do seu percurso literário e dos livros que estão a ser estudados por algumas escolas do ensino fundamental.
Autor do livro "A Última Masoxi”, distinguido na África do Sul com o Prémio Global de Escritores Africanos, edição de 2021, Beni Dya Mbaxi esteve entre os 150 jovens escritores africanos incluídos no projecto literário.
Em 2021, foi seleccionado para concorrer na categoria de Melhor Romance dos prémios "Mulheres Fortes, African Literature Awards”, no Botswana. Em Outubro de 2022 recebeu, na Embaixada da África do Sul em Angola, o troféu "Annual Global African Author Awards”, referente à edição de 2021, na categoria de empoderamento às crianças, com a obra "A Última Masoxi”, publicado em 2020.
Beni Dya Mbaxi é o pseudónimo literário de Bernardo Sebastião Afonso, nascido em Luanda, a 28 de Maio de 1997. É estudante de Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola (UMA). AB/OHA