Caxito – A província do Bengo deverá beneficiar, nos próximos tempos, de um programa de desenvolvimento do ecoturismo, informou nesta sexta-feira, em Caxito, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Hélder Marcelino.
Em declarações à imprensa, no final de um encontro que manteve com lideres religiosos, agentes culturais e do turismo, no âmbito do Variante/2022, referiu que o sector possui um conjunto de projectos de abrangência nacional e regional, para 2023, que visam a promoção e sinalização turistica no país.
"Entre estes projectos, a província do Bengo deverá beneficiar do programa de desenvolvimento do ecoturismo", anunciou o responsável.
Referiu-se ao projecto “ave turismo” que foi interrompido na província devido à covid-19 e que deverá continuar no exercício económico de 2023.
Segundo o responsável, a região tem uma infinidade de recursos turísticos que com um investimento significativo pode se transformar numa localidade turística de excelência, sublinhou.
Hélder Marcelino pediu aos empresários para trabalharem com o governo provincial na recuperação das infraestruturas que existem na província.
Os líderes religiosos, agentes culturais e do turismo defenderam a necessidade de se adoptar políticas de incentivo para desenvolver de forma célere o turismo na província, a recuperação das infra-estruturas hoteleiras e zonas turísticas que se encontram degradadas e a catalogação e qualificação dos produtos turísticos existentes na região.
No Bengo, o secretário de Estado manteve um encontro com a governadora da província, Maria Antónia Nelumba e visitou o memorial dos heróis da pátria, o museu da Tentativa e as falésias da Barra do Dande.