Caxito – O material usado pelos grupos carnavalescos da província do Bengo será exposto, no período de 10 a 17 de Fevereiro, na “Feira do Carnaval”.
Deste material constam fotografias, indumentárias, prémios recebidos, instrumentos musicais e manuscritos de canções.
As festas serão marcados também por homenagens aos grupos carnavalescos, individualidades ligadas ao carnaval, debates radiofónicos e conferências.
Segundo o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, na feira vão participar apenas cinco integrantes de cada grupo (adultos e infantis).
Neste momento, os grupos carnavalescos estão a ser informados sobre as orientações do órgão de tutela, que resultaram das medidas de calamidade pública em vigor no país, informou o responsável do departamento de acção cultural do Gabinete Provincial da Cultura, Orlando Congo.
Na edição 2020 participaram 14 grupos, sendo 9 da classe de adultos e cinco da infantil.
O vencedor na classe de adultos foi o União Ndengue An'longa do município de Pango Aluquém, enquanto na infantil venceu o Cassulinhas da Rainha Njinga a Mbande, da Mifuma.
O Gabinete Provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Bengo controla 72 grupos carnavalescos, entre adultos e infantis.