Lubango- Doze das 20 solicitações para a realização de festas e vigílias de fim-de-ano, já foram autorizadas pela Administração Municipal do Lubango (AML), um número que pode aumentar até sexta-feira, por causa da crescente procura.
A informação hoje, quinta-feira, passada à ANGOP, pela administradora municipal adjunta para a Área Social, Política e das Comunidades, Helga Chaves, tendo realçado que entre os pedidos aceites estão seis igrejas.
De acordo com Helga Chaves, os restantes pedidos de licença para autorização da realização de festas de passagem de ano, foram impedidos devido a proximidade dos estabelecimentos com as residências para se evitar a poluição sonora.
Para tal, fez saber que foi criada uma comissão multissectorial, envolvendo os órgãos de Defesa Nacional, administradores de bairros e comunais onde, estes vão fazer a vistoria para aferir o nível de condições que cada uma reúne, cuja principal é a não existência de proliferação de poluição sonora.
Sublinhou que a AML quer garantir a segurança comunitária, protegendo também aquelas pessoas que não participam destas festas e que querem ter uma noite tranquila.
“Estamos também para ajudar os promotores de venda, pois muitos destes aproveitam a ocasião para negócios e outros para diversão, então estamos a encontrar aqui um meio-termo, mas aquelas casas que não reúnem estas condições nós automaticamente indeferimos”.
Referiu que o pedido para a realização daquelas casas ao ar livre, aquelas que já tem algumas denúncias recorrentes por poluição sonora de segunda a sábado tocam música alta, não são aceites, mas são recomendadas aos promotores a procurarem outro espaço.
Já a nível das residências, a responsável disse que estão a ponderar, desde que a música não incomode o vizinho e não reúnam muitas pessoas a criarem constrangimentos nas casas vizinhas.
Por sua vez, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional (PN) da Huíla, Fernando Tongo, disse que para a garantia da ordem e tranquilidade públicas estão a trabalhar com a AML para fiscalizar as festas de passagem de ano autorizadas e encerrar as que forem realizadas à revelia.
“A PN já está de prevenção há um tempo e mais uma vez estará em todos os bairros do Lubango e dos restantes municípios, para garantir aos cidadãos, uma passagem de ano segura”, reforçou.