Luanda - A temporada 2024 do Muzongué da Tradição, promovida pelo Centro Recreativo e Cultural Kilamba, terminou neste domingo, em Luanda, com uma homenagem ao músico Augusto Chacaya.
O tributo, denominado “Obrigado Augusto Chacaya”, iniciou às 13h30 com a intervenção de Lolito, o primeiro artista a pisar o palco do Kilamba.
Acompanhado pelo conjunto Jovens do Prenda, Tony do Fumo Filho animou a homenagem com as músicas "Papá", "Kalumba", "Sessa" e "Kalunga".
Dom Caetano, nostálgico por lembrar das vezes que partilhou o palco com Augusto Chacaya, trouxe consigo "Kutala", "Saneamento financeiro", "Milele" e "Kixikila".
Entre a pausa musical, foi lida uma mensagem do Centro Recreativo Cultural Kilamba sobre o percurso musical de Augusto Chakaya, seu contributo para a cultura angolana.
O musico Calabeto deu sequência a homenagem com "Zambe", "Malanje", "Mbiza yami", "Bomba", "Nga mussengue" e "Ngolo Yami".
Augusto João Luís ou simplesmente Augusto Chacaya nasceu a 18 de Março de 1951, em Luanda. Foi uma das vozes emblemáticas do conjunto musical Jovens do Prenda nas décadas de 1980 e 1990.
O músico foi conhecido pelas interpretações de “Sandra”, “Samba Samba”, “Santa Yami”, “Makamé”, “Aubé”, entre outros temas que marcaram décadas.
Augusto Chacaya faleceu em Luanda, em Setembro último, aos 73 anos de idade, vítima de doença. SJ/OHA