Menongue - O director do Gabinete da Cultura e Turismo no Cubango, José Eduardo Ezéquias, assegurou nesta quinta-feira, em Menongue, que estão criadas todas as condições técnicas e logísticas para a realização da maior festa de manifestação cultural na província.
José Eduardo Ezéquias, que falava em conferência de imprensa, disse que o gabinete, em coordenação com o governo local, criou todas as condições para garantir o sucesso do evento, enquadrado nas festividades dos 50 anos de Independência Nacional, a serem assinalados a 11 de Novembro.
Para tal, o responsável disse terem projectado um orçamento de 17 milhões de kwanzas para assegurar o evento, sendo que para os primeiros classificados da classe adulta os prémios variam entre um a dois milhões de kwanzas e um milhão e quinhentos para classe infantil, respectivamente.
Segundo o responsável, o evento, a ser comemorado sob o lema “ Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”, vai contar com a participação de vinte grupos dos onze municípios da província, sendo nove da classe adulta, onze da classe infantil, bem como a participação de seis grupos de animação.
Fez saber que cada grupo deve ter um número de integrantes igual ou superior a cem, devendo também ter elementos materiais figurativos acompanhados com exposição de indumentárias e instrumentos musicais, que visam resgatar os valores e hábitos dos nossos ancestrais, bem como indumentárias que caracterizam a tradição.
Dentre os participantes previstos, destacou os grupos mamã levanta, dos desportistas, estudantes universitários, enfermeiros, mingolo do bairro saúde, bem como a participação de dois músicos da arena local.
De lembrar que, no ano passado, o prémio para classe adulta foi de um milhão e duzentos e setecentos mil kwanzas para classe infantil. LMZ/FF/PLB