Lobito - Membros da União dos Artistas e Compositores das 18 províncias de Angola receberam, está sexta-feira, esclarecimentos sobre o novo regulamento para obtenção da carteira profissional.
Falando em teleconferência, o presidente da UNAC, Zeca Moreno, explicou que, apesar da carteira existir há alguns anos, sofreu algumas emendas e terá nova apresentação.
Segundo Zeca Moreno, não obstante as categorias de amador, semi-profissional e profissional, apenas as duas últimas serão atribuidas.
"A carteira de semi-profissional será atribuída aos artistas que exercem parcialmente a actividade, enquanto que a de profissional será para os que exercem a tempo inteiro", informou.
Ficou aprovado que compete à Comissão da Carteira Profissional emitir, renovar, suspender ou cassar o referido documento.
Outra inovação a ser implementada pela instituição é a introdução das autobiografias dos artistas no seu portal, para serem conhecidos mundialmente.
Sobre as parcerias, foi anunciada a adesão da UNAC à agência de seguros "Nossa Seguros" para, entre outros pacotes, cuidar da saúde dos artistas.
Para o efeito, foi convidado o seu representante Bruno Cristo, que prestou algumas informações, garantindo o desconto exclusivo de 30 por cento em todos os pacotes.
Na ocasião, o artista Voto Gonçalves fez questão de reforçar a importância do seguro, principalmente o de saúde, fazendo referência ao seu acidente num show em Portugal, em que fracturou uma perna e teve de tratar-se por meios próprios, por não estar assegurado.