Lisboa (Da correspondente) - Uma exposição denominada "Explorando /Kubanga Kukatula", com obras dos artistas plásticos angolanos Lino Damião e Nelo Texeira foi inaugurada quarta-feira, na cidado do Porto ( Portugal).
A amostra, que estará patente até ao dia 03 de Setembro deste ano, reúne trabalhos de criação artística e pesquisa, centrados em residências artísticas e conta com uma curadoria de Paulo Moreira.
Em declarações à ANGOP, Lino Damião sublinhou que a amostra representa um processo de exploração do arquivo “Observatório da Chicala” (Luanda) e das diversas visitas técnicas em residências de Lisboa e Porto (Portugal).
A exposição apresenta, igualmente, a identidade e memória dos artistas, bem como a integração, dos mesmos, no território português.
Lino Damião nasceu em Luanda em 1977. Com apenas 12 anos, e, 1989, conquistou o primeiro Prémio de Pintura da União Nacional dos Artistas Plásticos.
Em 2000, formou-se em Artes Plásticas no Instituto Nacional de Formação Artística em Luanda. Frequentou vários Cursos de Desenho, Pintura e Gravura. Frequentou o Atelier do Mestre Viteix, onde bebeu profundos ensinamentos.
Nelo Teixeira, natural de Mbanza Kongo (Zaire), estudou pintura e escultura. Formou-se em carpintaria e cenografia, participando em alguns filmes e peças teatrais.