Luanda – “Projecto Mutação” é o título da exposição do artista plástico angolano Cristiano Mangovo, a ser exposto de 25 de Julho a quatro de Agosto deste ano, em Nice, França.
Desde o mês de Junho do corrente ano, o artista plástico está em residência artística no sul de França, em Nice, num trabalho que culminará com a abertura da exposição no Espaço Cultural Contemporânea “Neo art & culture lab Vogel Art”.
Em nota de imprensa, a que ANGOP teve acesso hoje, Cristiano Mangovo diz que está a fazer uma colecção de obras sobre “A conquista da beleza na antiguidade e na contemporaneidade”.
O artista plástico explica ainda que o Projecto Mutação narra o questionamento pessoal que surge do confronto constante entre a ideia de afeição, amor e a sujeição ao olhar julgador, resultando na busca da paz interior e satisfação do ego.
A colecção, a ser exposta, abrange um conjunto de pinturas e desenhos feitos de acrílico sobre tela.
A obra do artista plástico é multifacetada, variando do expressionismo, impressionismo ao surrealismo, passando pela instalação e performance.
Cristiano Mangovo é um artista plástico que nasceu em 1982, na província de Cabinda. Vive e trabalha entre Angola e Portugal.
Entre Março e Abril de 2016, o artista plástico foi apoiado pela Pro- Helvetia, Suisse Arts Council- Fundação Suíça para a Cultura, tendo feito uma instalação e performance público em Cape Town, África do Sul, no âmbito do Festival Infecting the City, ITC Sessions.
Em 2017, com ajuda da Trust Bank e Ainda da Pro – Helvetia, teve numa residência artística na Galeria First Floor Gallery em Harare - Zimbabwe.
Em 2018, foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do “Projecto Luuanda” para uma residência artística no Centro de Investigação artística, Hangar em Lisboa - Portugal.
Em 2018, Cristiano Mangovo recebeu o Prémio Ensa Arte, na categoria de Grande Prémio de Pintura, sendo que em 2021 foi seleccionado no Projecto Black Rock Senegal, onde realizou uma residência artística em Dakar-Senegal.
Ainda em 2021, recebeu o Prémio de Melhor Artista Lusófono em Artes Visuais em Lisboa-Portugal.AC