Luanda – O artista plástico angolano Eduardo Zabila Messo realiza a sua primeira exposição individual, com o tema “Afrotopia”, com 11 obras, que estarão patentes até ao dia 11 deste mês, na galeria Zweierstrasse, em Zurique, Suíça.
Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, as obras, pintadas a óleo, reflectem o seu estilo figurativo, com histórias incorporadas e relatos que carregam a espiritualidade, a beleza, emoções e manifestações da mulher angolana.
O criador considera-se um artista plástico figurativo, apesar de uma aposta no abstracto, sempre com uma história por trás. “Não pinto por pintar, nos meus trabalhos relato muito sobre o interior espiritual, a beleza da mulher, gosto muito de pintar rostos femininos e encontro-me numa fase evolutiva, a cada dia que passa, tenho novas ideias para explorar nos meus quadros”, realta.
Eduardo Zabila Messo acrescentou que a arte tem um grande lugar na sua vida. “Com ela libertei-me e mergulhei no mundo das cores, com espátulas e pincéis tento transmitir na tela a emoção, o humor e a energia que habitam em mim”, asserverou.
Perfil
Eduardo Zabila Messo nasceu em Luanda, aos 14 de Outubro de 1989. É autodidacta, desenha e pinta desde tenra idade, mas apenas em finais de 2018 a pintura tornou-se o seu principal aliado.
Diz que, muito do que sabe aprendeu por conta da intuição, investigação e com alguma ajuda de colegas no curso médio de Ciências Económicas, no colégio Albino, na Samba, em Luanda.
Distinções
Já arrebatou o segundo lugar na exposição de Carrousel du Louvre 2022 /França e um reconhecimento pela Organização Afrodescendentes Zurique que trabalha na divulgação e valorização de talentos africanos na diáspora.
Exposições colectivas
Mercado de Arte Talentos de Arte | Zurique 2020 / Suíça. VS/VM