Sumbe - A promoção das artes cénicas, em particular o teatro, na cidade do Sumbe, vai ganhar um novo impulso com o lançamento do projecto "Cócegas em Palco”, numa iniciativa da Rádio Cuanza Sul.
O projecto conta com a participação de grupos teatrais da província e visa promover as artes cénicas e a transmissão de valores da cultura angolana.
Em declarações à ANGOP, o director da Rádio Cuanza Sul, Isalino Paulo, referiu que a iniciativa tem como objectivo recriar o público, bem como a troca de experiência entre os grupos teatrais do Cuanza Sul e de outras províncias do país.
“O projecto pretende oferecer facilidades aos fazedores das artes cénicas, razão pela qual disponibilizamos o anfiteatro da Rádio Cuanza Sul gratuitamente para os grupos teatrais apresentarem os seus espectáculos”, salientou.
De acordo com o responsável, "Cócegas em Palco” vai permitir também a ocupação dos tempos livres dos jovens e despertar os valores das artes cénicas na região.
Por seu turno, o director artístico do grupo Filhos D`Arte, Katuri Andrade, enalteceu a iniciativa da Rádio Cuanza Sul, salientando que a província debate-se com a carência de espaços para os grupos teatrais realizarem espectáculos.
“Esta iniciativa vai ajudar a promover as práticas artísticas, pois muitos grupos teatrais estão impossibilitados de realizar actividades por falta de espaço”, acrescentou.
O projecto "Cócegas em Palco” arrancou quinta-feira com a exibição do grupo teatral Luz da Arte.
Os espectáculos serão realizados às quintas-feiras, às 17h00, sendo que os interessados deverão comprar os bilhetes ao preço de mil kwanzas.
Existem na província do Cuanza Sul mais de 36 grupos teatrais a nível dos 12 municípios.