Luanda- A Associação Provincial de Luanda do carnaval (Aprocal) vai formar os júris que irão avaliar os grupos do carnaval-edição 2023 com objectivo de potenciá-los e ter um certificado que os habilite a ser membro da equipa , disse nesta segunda-feira, o presidente do conselho de direcção, Victor Nataniel Narciso.
Para a formação poderão participar todos aqueles que se interessam pelo carnaval, fazedores de artes e jornalistas, acção que irá decorrer nos meses de Novembro e Dezembro de 2022, bem como em Fevereiro de 2023 onde se vai certificar os que irão de facto compor a equipa de júris.
Victor Narciso falava em conferência de imprensa que visou apresentar o programa de actividades da edição 2023 que terá a participação de 43 grupos, sendo 15 na classe infantil, 15 na classe B e 13 na classe A, com o desfile central a ser realizado na segunda-feira, 20 de Fevereiro e na terça reservado ao desfile de todos os grupos e blocos de animação pelas ruas dos municípios e distritos urbanos.
Referiu que a inscrição dos grupos a concorrer será feito de 12 a 27 de Outubro de 2022, bem como realizarão feiras do carnaval no Parque de independência em Janeiro de 2023 para incentivar os grupos a apresentar a sua criatividade e nível dos municípios.
O assalto ao carnaval está marcado para 17 de Setembro em celebração ao centenário do nascimento de Agostinho Neto.
O responsável disse que estão criadas as condições para que o carnaval seja desfilado na Nova Marginal, destacando que a manifestação cultural evoluiu muito desde a primeira edição em 1978, pois hoje s pessoas acorrem para assistir ao entrudo.
Salientou ser necessário levar o carnaval em outros circuitos e nas ruas, bem como incentivar os bailes para que todos vivam a alegria da manifestação cultural que une todos.
A edição de 2022 aconteceu no recinto da Televisão Pública de Angola ao Camama em formato “live” .