Lisboa (Da correspondente) - O artista plástico angolano António Ole expõe em Lisboa (Portugal), desde a noite desta quinta-feira, um conjunto de nove obras.
A amostra, denominada "Matéria Vital", reúne trabalhos de diversos períodos do multifacetado percurso artístico de mais de 50 anos de carreira de António Olé.
O artista reúne obras produzidas com técnicas da escultura à fotografia, do desenho ao védeo, colocando em evidência a atenção dedicada a natureza e aos seus elementos e matérias vitais.
De acordo com a curadora da exposição, Ana Balona de Oliveira, as suas geografias afectivas em Angola e no continente africano não deixam de marcar presença colocando uma série de questões fundamentais.
António Ole encontra-se actualmente debilitado, por conta de um acidente vascular, mas pretende continuar a transmitir energias positivas através da sua vasta obra.
“Gostei muito desta exposição. É uma fase transitória de renascimento", disse António Ole.
Para o adido cultural da Embaixada de Angola em Portugal, Luandino Carvalho, nesta exposição revisita-se a vasta obra de António Ole e faz-se um percorrido pelas técnicas artísticas que tão sabiamente domina, bem como se confirma a grandeza do seu talento, da sua imaginação e da sua angolanidade.
A exposição estará patente até ao dia 9 de Junho.