Luanda - As artistas angolanas Antonica e Sandra Nhakatolo animaram, nesta quarta-feira, em Luanda, a primeira edição do festival "Kudi Kunda - Tchoko Tcheto" que visa valorizar a música nacional.
A edição do Kudi Kunda - Tcheko Tcheto (Abracemos as nossas raízes), de iniciativa de Antonica e Sandra Nhakatolo, contou com a presença de artistas plásticos, poetas, músicos e amantes da cultura angolana.
O evento foi aberto pelo grupo União Povo da Quiçama, com a dança sambalagem.
Antonica Nhakatolo fez o público vibrar com a música "Minha Canção", lançada em 1984 e que aborda a emancipação das mulheres na sociedade.
De acordo com a mentora, o projecto tem como objectivo proporcionar música ao vivo para os amantes da cultura, pelo que vai agregar várias gerações de artistas.
Por seu turno, Sandra Nhakatolo avançou que a dupla pretende levar o projecto para as demais províncias do país, no quadro divulgação da cultura angolana.
O espectáculo teve a participação de Juka dya Kissesselu, António Lucas, líder do extinto grupo Vozes do Mussende, da província do Cuanza-Sul, do Trio Aka e mais vozes, tendo como suporte a Banda Tropicalismo.
Antonica e Sandra Nhankatolo são conhecidas por terem a bandeira da defesa das raízes identitárias da música nacional, dando ênfase aos estilos tchianda, semba, rumba, kilapanga e kazukuta, como forma de preservar o legado deixado pelos antepassados. AMC/OHA